O CADERNO DE ATIVIDADE
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ENSINO DA TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA
Maria Andreane Souza
Silva
O
presente trabalho tem como objetivo mostrar o projeto desenvolvido afim de
construir juntamente com os professores da Educação Infantil atividades que
possam valorizar a importância da África em nossas vidas. Nesse sentido, as
ações dessa atividade visaram a produção de cadernos pedagógicos com a dimensão
lúdica para o ensino e aprendizagem das questões relacionadas a cultura
africana e afro-brasileira para as crianças da Educação Infantil com 06 anos de
idade, afim de dar apoio aos professores nesse contexto da Pandemia da
covid-19, onde as aulas foram desenvolvidas de forma remota. Desse modo,
através do caderno de atividades, propomos levar um rol de motivações lúdicas e
estimular a leitura em torno da cultura africana e afro-brasileira. Nesse caso,
cabe lembrar que ao utilizar recursos didáticos no processo de ensino-
aprendizagem é importante para que o aluno assimile o conteúdo trabalhado,
desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear
objetos diversos que poderão ser utilizados pelo professor na aplicação de suas
aulas. Dessa forma, a atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como
intenção causar prazer e entretenimento em quem a pratica. São lúdicas as
atividades que propiciam a experiência completa do momento, associando o ato, o
pensamento e o sentimento. Assim consideramos pertinente este projeto, na
primeira infância, pois é uma forma de potencializar uma compreensão desde os
primeiros anos escolares com a dimensão cultural do qual fazemos parte, como
também contribuir para uma inserção de prática pedagógica na educação infantil
aliada a história e cultura africana e afro-brasileira, tal como determina a
lei 11.645/2008. Nesse caso, consideramos que a escola tem um papel importante
que é ajudar nesse processo de “[...] desfazer mentalidade racista e
discriminadora secular, superando o etnocentrismo europeu, reestruturando
relações étnico-raciais e sociais, desalienando processos pedagógicos”.
(BRASIL, 2013, p. 501). Segundo, Rocha (2012) as ações afirmativas devem ser um
pressuposto das escolas e universidades, para que “[...] práticas formativas
que girem em torno da História e Cultura Africana e Indígena, relações
étnico-raciais, diversidade, preservação de nosso patrimônio material e imaterial
sejam sentidas e vivenciadas. Desse modo, considerando a importância desse
projeto, buscamos construir uma rede de apoio aos professores da Educação
Infantil, visto que o trabalho remoto se estabelece como um desafio para tentar
levar apoio pedagógico aos professores e pais que neste momento precisam
construir uma rede de apoio para que o processo de aprendizagem dessas crianças
não seja interrompido, devido a impossibilidade de estar na sala de aula. Nesse
sentido, o projeto foi desenvolvido nqa Rede Municipal localizadas na periferia
da cidade Caxias/MA, que estudam na: U. E. M. Engenheiro Jadihel Carvalho e U.
E.M. Santos Dumont, ou seja, aluno/as do 1º ano. As atividades ocorreram com a
produção dos cadernos que foram enviados quinzenalmente aos alunos com devidos
cuidados, respeitando o que foi estabelecido, em visto ao contexto da Pandemia.
Após o retorno das atividades, foi realizado uma avaliação para saber quais as
atividades os alunos tiveram mais dificuldades e assim melhorar, ao tocante a
cada temática sobre as questões da História da África e afro-brasileira. A
escolha por este público se deu devido, ser uma fase onde a criança consegue
reproduzir fatos que a cercam, para os quais conduz sua atenção bastante
curiosa. A educação infantil é um espaço original, onde crianças pequenas podem
desenvolver como indivíduos ativos e criadores. Sua função é promover
aprendizagem significativa, por meio de atividades lúdicas, que são formas de
representação através das quais se revelam o mundo interior da criança. Desta
forma, o desenvolvimento deste projeto, tem por objetivo promover relações
dialógicas e igualitárias entre as pessoas e grupos que pertencem a universos
culturais diferentes, trabalhando os conflitos inerentes a essa realidade. Não
ignorando as relações de poder presente nas relações sociais e interpessoais.
(CANDAU, 2006). Nesse contexto, ao trabalhar a História e cultura da África e
afro-brasileira dentro da primeira infância é promover a constituição de um
pensamento, crítico e reflexivo, sobre a importância do negro na construção da
cultura, não apenas brasileira, mas em outros contextos. Assim, corroborando
com essa ideia, Jovino (2006) aponta que é possível encontrar obras mostrando
personagens negras na sua resistência ao enfrentar os preconceitos, resgatando
sua identidade racial, desempenhando papéis e funções sociais diferentes,
valorizando as mitologias e as religiões de matriz africana, rompendo, assim,
com o modelo de desqualificação presente nas narrativas dos períodos
anteriores. Por isso, consideramos importante a inserção desses cadernos
pedagógicos, pois poderá contribuir para formação de uma sociedade igualitária
e mais justa no âmbito da primeira infância (BRASIL, 2003).
O Ensino da temática africana
A criança
é um ser no mundo permeado de limitações, dadas pela imaturidade de seu corpo e
pela moldura oferecida na convivência com a cultura ao seu redor, sobre o que é
permitido ou não para uma criança por ali, mas é uma pessoa desde a mais tenra
idade apta a dizer algo sobre tudo isso: diz algo em seu corpo, gestualidade,
gritos, choro, expressões de alegria e consternação, espanto e submissão. Esses
dizeres em ação, essas atuações no corpo, mostram - se repletas de
teatralidade: pequenas, médias e grandes performances, ações de suas vidas
cotidianas que encarnam formas culturais no seu total da criança (MACHADO,
2010). Em visto disso, Werneck complementa, a criança sempre ouvindo, lendo,
sempre escrevendo e desenhando. Ela ouvirá histórias e recriará histórias de
fadas, de situações do cotidiano, de novidades, de poesia, e lerá essas
histórias, com outras percepções, em diferentes épocas do seu desenvolvimento.
Também serão diferentes as leituras dos mesmos textos, em outras culturas.
(WERNECK 1998). Nesse caso, não podemos deixar de mencionar que educação é o
processo pelo qual o indivíduo desenvolve a condição humana, com todos seus
poderes funcionando em harmonia e de forma integral em relação à natureza e à
sociedade. Além do mais, era o mesmo processo pelo qual a humanidade, como um
todo, elevando-se do plano animal, continuaria a desenvolver-se até sua
condição atual. Implica tanto a evolução individual quanto a universal. Por
meio da educação, a criança vai-se reconhecer como membro vivo do todo. (BASTOS,
2001). Por essa perspectiva, a criança pequena pensa e reproduz fatos que a
cercam, para os quais conduz sua atenção bastante curiosa. A educação infantil
é um espaço original, onde crianças pequenas podem desenvolver como indivíduos
ativos e criadores. Sua função é promover aprendizagem significativa, por meio
de atividades lúdicas, que são formas de representação através das quais se
revela o mundo interior da criança. Nesse caso, Costoldi e Polinarski (2009, p.
2), consideram que “[...] os recursos didáticos são de fundamental importância
no processo de desenvolvimento cognitivo do aluno [...]”. Dessa forma, se a
instituição de Educação Infantil puder proporcionar a criança pequena um espaço
com muitas atividades lúdicas, estará propiciando melhores condições para que
ela seja apta, em diferentes circunstancias aprender por si mesma, conhecendo
suas capacidades. (MALUF, 2012). Desse modo, devemos lembrar que, ser criança
não é apenas uma etapa cronológica na evolução da espécie humana a ser estudada
– pela biologia ou pela psicologia do desenvolvimento –, mas sim um ser que
participa da criação da cultura através do uso criativo da linguagem na
interação com seus pares, adultos e crianças, mas também com as coisas ou os
objetos que existem ao seu redor (JOBIM, 2016). Seguindo essa premissa,
atividade lúdica é toda e qualquer animação que tem como intenção causar prazer
e entretenimento em quem a pratica. São lúdicas as atividades que propiciam a
experiência completa do momento, associando o ato, o pensamento e o sentimento.
A atividade lúdica pode ser uma brincadeira, um jogo ou qualquer outra
atividade que vise proporcionar interação (MALUF, 2012). Nessa perspectiva, o
Costoldi e Polinarski afirmam que: os recursos didático-pedagógicos surtem
maior efeito nas aulas apresentadas aos alunos do ensino fundamental (séries
iniciais), por serem ainda crianças e se interessarem muito mais por aulas
diferentes torna-se mais fácil para uma criança se envolver mais durante a aula
com recurso pelo “espírito de brincadeira” que ela ainda possui. (COSTOLDI e
POLINARSKI, 2009). Porém, mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a
forma como ela é dirigida e vivenciada, e o porquê de suja realização. Toda
criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e
desenvolve habilidades de forma natural e agradável, gerando um forte interesse
em aprender e garantindo o prazer. Podemos verificar através das atividades
lúdicas o que a criança: Faz e como organiza este fazer. (MALUF, 2012). Por essa
via, Noronha, salienta que é importante o estímulo, desenvolve à capacidade
criativa na construção do conhecimento e da realidade, possibilitando que os
sujeitos envolvidos (educadores – educandos) ampliem sua visão em relação ao
mundo no qual estão inseridos” (NORONHA, 2002). Sobre essa premissa, (SOUZA,
2007; COSTOLDI e POLINARSKI, 2009). afirma que o professor deve ter formação e
competência para utilizar os recursos didático-pedagógicos que estão ao seu
alcance e muita criatividade, ou até mesmo construir juntamente com os alunos,
pois, ao manipular esses objetos a criança tem a possibilidade de assimilar
melhor o conteúdo. Os recursos didáticos não devem ser utilizados de qualquer
jeito, deve haver um planejamento por parte do professor, que deverá saber como
utilizá-lo para alcançar o objetivo proposto por sua disciplina (SOUZA, 2007;
COSTOLDI e POLINARSKI, 2009, p. 111). Seguindo essa premissa, devemos lembrar
que ao utilizar recursos didáticos no processo de ensino- aprendizagem é
importante para que o aluno/a assimile o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua
criatividade, coordenação motora e habilidade de manusear objetos diversos que
poderão ser utilizados pelo professor na aplicação de suas aulas (SOUZA 2007).
Por isso, ainda sobre olhar de Souza, “[...] o uso de recursos didáticos deve
servir de auxílio para que no futuro os alunos aprofundem, apliquem seus
conhecimentos e produzam outros conhecimentos a partir desses” (SOUZA, 2007, p.
113). Por essa ótica, o uso de materiais didáticos, no caso, os cadernos
pedagógicos no ensino escolar, deve ser sempre acompanhado de uma reflexão
pedagógica quanto a sua verdadeira utilidade no processo de ensino e
aprendizagem, para que se alcance o objetivo proposto. “Não se pode perder em
teorias, mas também não se deve utilizar qualquer recurso didático por si só
sem objetivos claros”. (SOUZA (2007, p.113)
Desenvolvimento das atividades
A apresentação dos cadernos aos
gestores (as) das duas escolas U.I.M Santos Dumont e U.I.M Engenheiro Jadihel
Carvalho ocorreram na mesma semana, as responsáveis pela direção e coordenação
das duas unidades se reuniram e avaliaram a qualidade dos cadernos dando aval
para a aplicação nas turmas de primeiro ano da educação infantil no turno da
tarde, em cada escola uma turma de primeiro ano foi escolhida para
desenvolvimento do projeto.
A visita ao ambiente escolar das
crianças nas duas escolas foi promovido por meio de uma atividade lúdica, um
teatro de fantoches que contou com a exposição de conceitos sobre: o que é
África? Onde se localiza? O que é um continente? Características do continente
africano e etc. A introdução desses conceitos ocorreu de forma leve e por meio
de brincadeiras para que as crianças pudessem absorver e compreender o máximo
possível de uma maneira divertida a base do conteúdo que seria desenvolvido ao
longo dos nove cadernos pedagógicos. A participação das crianças foi imediata,
os personagens por meio do teatro de fantoches despertaram a atenção e o
interesse das crianças para o conhecimento do o que é África.
Os nove cadernos foram aplicados
nas segundas-feiras na escola U.I.M Santos Dumont e as quartas-feiras na escola
U.I.M Jadihel Carvalho, a participação e o entusiasmo das crianças foi sentido
a cada aplicação, as cores, formas e desenhos despertavam o interesse e a
vontade de saber sobre o continente africano.
Ao término da aplicação dos
cadernos foram entregues aos alunos uma ficha de avaliação contendo sete
perguntas objetivas e uma discursiva sobre as atividades que foram propostas
nos cadernos, o intuito da avaliação foi compreender o nível dos cadernos para
as crianças, se estavam no nível adequado para a sua idade, questões como, a
temática africana, foram interrogadas, se já eram de conhecimento prévio, se
sentiram dificuldade em alguma atividade ou caderno foram questionadas.
Ao fim das respostas da ficha de
avaliação foram contabilizadas quarenta e uma respostas das duas escolas,
fazendo um aparato geral das respostas percebemos que as crianças gostaram de
responder os cadernos, vinte e um dos quarenta e um que responderam a ficha de
avaliação relataram a falta de contato anteriormente sobre conteúdos envolvendo
a temática africana. Por conseguinte, quinze crianças relataram dificuldade em
escrever, seja o cabeçalho da escola ou o próprio nome pois devido a pandemia e
o Ensino a distância a aprendizagem e a alfabetização das crianças na primeira
infância ficou deficitária, no entanto, as perguntas envolvendo questões como
imagens, o ato de pintar, e a aprendizagem sobre o continente africano foram
respondidas positivamente.
Referências biográficas
Maria
Andreane Souza Silva, estudante de licenciatura em História na Universidade
Estadual do Maranhão.
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Parabenizo a prática antirracista, é crucial que a criança tenha acesso ao letramento racial na infância. Pergunto: O caderno foi vivenciado no ambiente familiar? Como se deu a participação das famílias nesse processo?
ResponderExcluirA fase de aplicação dos cadernos já ocorreu com a volta progressiva das crianças a sala de aula, desta forma, a aplicação foi feita em sala acompanhada do professor e de todos os alunos.
ExcluirBoa-noite! Maria Andreane Souza Silva, adorei sua proposta e minha pergunta é se com base nos dados e informações que coletou buscou-se criar contramedidas com relação ao déficit de aprendizagem e se a proposta do caderno de atividades poderia ser adaptada para o ensino de outros grupos minoritários, como indígenas, Quilombolas e até imigrantes?
ResponderExcluirSim, buscou-se dentro do possível aplicar os cadernos de forma a atender cada dificuldade de cada aluno o acompanhando no momento da aplicação. Quanto a adaptação do cadernos, com certeza poderia ser feita para atender as temáticas indígenas quilombolas e de povos imigrantes afinal o conhecimento desses povos é essencial desde a educação básica para acabar com concepções cristalizadas e etnocentricas.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBom dia, parabenizo pelo excelente trabalho sobre a temática, a proposta do caderno com temática África e muito importante para o desenvolvimento das crianças, visto isso qual foi a maior dificuldade e a maior beneficio percebido pelos aplicadores e professores?
ResponderExcluirOlá, boa noite. A maior dificuldade encontrada foi a falta de conhecimentos das letras e sílabas pelos alunos, por conta da pandemia muitos não sabiam ler ainda então tivemos que ter uma atenção maior na aplicação dos cadernos. Quanto aos benefícios foi perceptível a absorção do conhecimento da cultura afro-brasileira e africanas pelos alunos muito do que foi trabalhado nunca tinha sido visto por eles levar essa temática para a primeira infância é construir o ensino da base.
ExcluirBoa tarde
ResponderExcluirAchei muito interessante teu trabalho, pois percebe-se que na maioria dos casos de racismo entre crianças são reflexos de um preconceito motivado na família, ou seja, as crianças não são preconceituosos, elas ouvem seus pais ou familiares se referindo negativamente ao negro, ao índio, ao cigano etc. Muitas vezes as pessoas que motivam o racismo não tenham conhecimento, somente repetem o que lhes foi passado. Gostaria de saber como foi a aceitação por parte dos pais.
A aceitação foi positiva, quanto a isso não tivemos problemas pelo contrário os pais gostavam das atividades realizadas com os alunos.
ExcluirParabenizo pelo tema
ResponderExcluirA educação infantil é um espaço original, onde crianças pequenas podem desenvolver como indivíduos ativos e criadores. Pensando no aprendizado dos estudantes foi elaborado um caderno de atividades, com um rol de motivações lúdicas para estimular a leitura em torno da cultura africana e afro-brasileira. Mediante os resultados dos estudantes. Quais as propostas de intervenção para atender os estudantes que relataram dificuldade em escrever?
Neste caso tivemos uma atenção maior com esses alunos que não sabiam ler ainda a aplicação foi acompanhada pelo aplicador com cada criança para ajuda-los
ExcluirMaria Andreane, parabéns pelo seu trabalho. Produzir essa discussão nos anos iniciais é fundamental. Vou divulgar seu trabalho. Sucesso.
ResponderExcluirAbraços,
Tathianni Cristini da Silva
Muito obrigada! Será uma honra
ExcluirOlá, parabéns pela escrita e proposta do texto.
ResponderExcluirGostaria de saber sobre a recepção do alunado frente a atividade e a temática? E se houve algum retorno por parte da família, no sentido de questionar a pertinência da proposta em sala de aula.
Att.
Jessica Caroline de Oliveira.
Os alunos receberam positivamente a aplicação dos cadernos com muito entusiasmo em aprender sobre a temática africana. Os pais se mostraram receptivos quanto a aplicação do projeto.
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